Adequado a Ocasião

Olá rapazes e raparigas! Minha caixa de e-mail não pára vazia, muitos são os pedidos de ajuda para não pagar mico durante eventos sociais, afinal, existe algo mais movimentado que a agenda de uma bicha?

É com muita  satisfação que respondo o seguinte questionamento.

“Oi, meu nome é Gabriel, tenho 26 anos, sou RP (Relações Públicas), devido ao meu trabalho, participo de muitos eventos sociais, desde reuniões de negócios até premiações, representando a empresa.

Muitas vezes fico em dúvida sobre a maneira adequada de me vestir para cada ocasião. Quando devo usar terno? Quando posso usar jeans e blazer? Camiseta e tênis pega mal?”

 

Querido Gaybriel, muito sensato você preocupar-se com sua imagem, afinal, você a usa para representar a empresa na qual trabalha, isso é uma responsabilidade e tanto.

Uma observação que sempre chamo atenção, um homem pode estar bem vestido, porém, se a roupa for inadequada para a ocasião, ele deixará de estar bem vestido. Por exemplo, um cara que veste terno para ir ao cinema, me parece um pastor que resolveu se distrair depois do culto. Não é?

 

Primeiramente, toda festa de bom tom traz no convite a indicação do traje que se deve usar, esta é a forma de fazer com que as pessoas se vistam adequadamente a ocasião, evitando o constrangimento de estarem arrumadas de mais ou de menos para o momento.

ESPORTE 

Quando a indicação for esporte: Calça, camisa e blazer o sapato pode ser dock sider oumocassin. Neste caso não se usa gravata.

Este é o mais simples e informal dos trajes, porém não deverá ser confundido com roupa esportiva, então moleton, bermuda, jeans rasgado ou desbotado e tênis, não fazem parte da composição.

 

PASSEIO OU TENUE DEVILLE

Quando a indicação for passeio ou tenue deville: Calça e casaco diferentes (blazer) com gravata. Gosto de chamar atenção para esta indicação que pode aparecer como alto esporte, acho este termo impróprio, mas ainda é bastante usado.

O visual mais formal é requisitado para almoço de negócios, eventos culturais e coquetéis. Usar camisa com listras finas ou xadrez miúdo caem muito bem e podem ser combinadas com gravatas descontraídas. Não esqueça, a calça tem que ser social.

SOCIAL 

 

Quando a indicação for social: terno escuro, bem alinhado, camisa branca ou azul bem claro, e gravata. Neste caso o sapato deverá ser preto. Esta indicação poderá aparecer como passeio completo, este é um termo em desuso, mas você ainda poderá ouvir algum vendedor mais conservador se referir dessa maneira a este look.

Este traje exige formalidade total, costuma ser solicitado para eventos de porte maior, como jantares e premiações. O sapato deverá seguir modelo clássico.

 

BLACK-TIE

Quando a indicação for black tie ou gala: Smoking.

Este é o traje das grandes festas, o meu favorito, representa todo o glamour que uma grande festa pode ter.

Deverá ser utilizada gravata borboleta preta, nada de variar utilizando faixa ou gravata de cetim roxo, azul, prata ou rosa, resista a tentação e se mantenha alinhadissimo. A indicação podera aparecer também como  tenue desoirée ou habillée.

 

Espero ter esclarecido suas dúvidas queridinho Gaybriel, agora é só arrasar em cada momento com o look apropriado.

 

Smack!

 

 

 

 

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s